quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Presídios com portas de vaivém...


.
É uma coisa muito intrigante ver um repórter policial anunciar a prisão de um assaltante, ou de mais um estuprador ou outro criminoso de qualquer tipo, e afirmar que esta é a 29ª prisão do mesmo marginal este ano. Isso causa uma irritação ao ver como nosso sistema policial/judiciário age com descaso total aos que afrontam a população e a lei com sua sanha criminosa e que a impunidade grassa, e de quem é a culpa?

Já ouvimos dizerem que a culpa é dos delegados que fazem inquéritos mal feitos e cheios de falhas e incongruências, e assim o ministério público tem que mandar relaxar a prisão, outros dizem que é do próprio ministério público que perde os prazos, o que também leva à soltura do preso, outros ainda dizem que a culpa é de alguns “togados” que por um motivo desconhecido, retém os processo e mandam arquivar sabe-se lá por que motivo. E nem falamos das irregularidades propositais ou não, cometidas pelo PM’s no ato da prisão, onde vários preceitos constitucionais não são seguidos.

Pelo que se conhece de nossas autoridades essas coisas não acontecem de graça, cada “falha” ou decisão dessas seria muito bem remunerada, não dá para afirmar que isso seja a expressão da verdade, mas que deixa a todos nós o público com dezenas de pulgas atrás da orelha, e a impressão que fica é exatamente esta, alguém leva vantagem nesse entra e sai da cadeia que acontece com a maioria dos marginais que infernizam (ou acabam) a vida da população.

A pergunta é: Como acabar com isso? O que se pode fazer para essa situação acabe e bandido preso permaneça preso e pague por seus atos com todo o rigor da lei? Será que alguém checa seriamente a ação dos diversos agentes do combate ao crime, e ao verificar a irregularidade as punições acontecem segundo determina a lei?

Pode até ser que a coisa não seja exatamente assim, mas a impressão que passa a todos é que nosso sistema policial/judiciário está corrompido e se existirem exceções essa são muito pouco e nem se fazem visíveis no sistema. E o resultado é que população não acredita no sistema e se sente desprotegida, pois aqueles que deveriam garantir a manutenção da lei e da ordem são os primeiros a transgredi-la.

Urge que os criminosos capturados permaneçam presos durante o devido tempo, e assim sendo dêem um alívio a uma população assustada e que por ver tanta impunidade está começando a dar sinais de quer fazer justiça coma próprias mãos, o que não é legal, mas está se fazendo necessário frente ao descaso do sistema quanto a manter trancafiados os transgressores. Que a coisa não descambe para os tempos do FarWest, mas se nada mudar o rumo das coisas é o que vai acontecer, e o pior de tudo é que quando um cidadão correto reage e elimina uma dessas criaturas perniciosas ao convívio social, tudo funcione azeitadinho e o cidadão termina preso. Parece até brincadeira

Brincadeira também é essa tal comissão de ilustres que estaria redigindo o novo código penal e está afrouxando as leis ao invés do que deveria fazer que era torna-las muito, e muito mais rígidas. Parece que esses senhores não vivem no Brasil, estão vivendo em um mundo de fantasia e nem sequer lêem os jornais todos os dias, pois se o fizessem não estriam criando um (novo) código penal para um mundo de conto de fadas, e sim um que sendo adequado à realidade do país, trataria os criminosos com a dureza que a situação está a exigir.

Voltaremos ao assunto.

M. Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário