sábado, 22 de junho de 2013

Manifestações com direcionamento

E após décadas escolhendo errado seus representantes as pessoas querem consertar de uma vez tudo que está errado no país, podem fazer passeatas, vandalizar, protestar, gritar enlouquecer nas redes sociais, que no máximo vão conseguir alguns estragos, mas nada que derrube o castelo inexpugnável onde está instalada a incompetência dos políticos que estão sendo eleitos e reeleitos desde sempre.

Não é de hoje que vemos a corrupção instalada no país, e é constantemente alimentada por quem está de fora da política mas que na maioria dos casos tem boa parte da culpa disso tudo que acontece. Seja o empreiteiro que suborna para conseguir ganhar as “concorrências”, o fornecedor que suborna para entregar material de baixa qualidade, ou em quantidade menor que o que foi pago, mas também é aquele que suborna o “guarda” quando pego com irregularidade em Blitz de transito, é aquele que paga por cópia do “gabarito” de vestibular ou de concurso público, é aquele que aposenta por invalidez mesmo tendo a saúde perfeita, e por aí vai...
Todos os políticos são e saíram do meio do povo, antes de terem cargo público muitos deles já estiveram do lado de cá, e assim como eles muitos dos que estão protestando hoje se estivessem no lugar deles estariam fazendo a mesma coisa, ou quem sabe pior.

Bom mas vamos ao que interessa, com uma pauta tão diversificada e de questões tão complexas para serem solucionadas, pensamos em uma pauta que já ajudaria muito se fossem implementadas, e que poderiam ser conferidas caso não fossem cumpridas:

1 – Todos os parlamentares teriam férias coletivas anuais com duração de apenas 1 mês como todos os trabalhadores, assim todas as casas legislativas teriam férias que englobassem os feriados de fim de ano, um bom período seria que fossem de 20 a 18 de Janeiro do ano seguinte. Isso acontece nas industrias pois elas precisam de todos seus funcionário para funcionarem.

2 – Os parlamentares que pretenderem viajar aos finais de semana, o fariam com seu salário próprio. E teriam seu dia cortado caso não estivessem trabalhando em qualquer dia de segunda a sexta-feira, perdendo também em caso de falta o DSR. Com perda de salário quem sabe resolveriam trabalhar.

3 – Os membros do judiciário teriam o mesmo tempo de férias que qualquer trabalhador, ou seja Um (1) mês por ano, a gozariam por sistema de escala assim como é feito com o trabalhador das empresas privadas.

4 – Todo ocupante de cargo público seja do Executivo, Legislativo e Judiciário e seus familiares terão seus sigilos bancários e registro de imóveis e bens duráveis auditados periodicamente.

Com temas assim que podem ser implantados rápido e conferidos pela população via imprensa, se iniciaria uma mudança, temas que tem muita abrangência e de difícil mensuração não dá para ter efeitos rápido o suficiente para se notar diferenças.


Manoel Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário