domingo, 30 de junho de 2013

Manifestações e resultados

.
É uma coisa óbvia que toda essa mobilização no frigir dos ovos tenta atingir a Presidente como se ela fosse culpada de tudo que acontece de errado no País. Não dá para eximir a Presidente de tudo, mas a maioria dos problemas que atormentam a vida da população são de responsabilidade tanto do Legislativo, do Judiciário e principalmente dos Estados e Municípios, senão vejamos:

1 – No caso dos ônibus, são os municípios que administram a contratação da empresas de ônibus e na maior parte deles se recusam a abrir a caixa preta que são as planilhas de custo das empresas de ônibus, e essas planilhas justificam o preço e os aumentos das tarifas. Existe um mistério que é guardado a 7 chaves nesses custos das empresas de ônibus e precisariam ser abertas para que todos soubessem o por que do valor da tarifa.

2 – Segurança tem dois componentes que influem diretamente nesse câncer que assola nossa sociedade, um é a lei penal e a lei das execuções penais onde estão todas as abomináveis regalias tipo progressão penal que possibilita um condenado a 30 anos após um tempo irrisório estar nas ruas para delinqüir de novo. Também de responsabilidade dos estados é a corrupção desenfreada das policias. A coisa é tão grave que é de domínio público, só as autoridades responsáveis pelas policias não sabem do que se passa no cotidiano das policias. Alguém acredita nisso?

3 – Também na Segurança e na corrupção está a ação do judiciário, também de domínio público é a ação de vários e vários juizes espalhados pelo país que agem de modo incorreto com o que deveriam, isso possibilita que muito criminoso seja inocentado apesar de caminhões de provas contra os mesmos. Juiz que age assim é juiz confiável? É juiz que age dentro da lei? O exemplo dado no caso desse deputado de Rondônia onde o Supremo agiu rápido e o tal deputado está preso. Se tiveram autoridade para prender este por que só o fizeram agora? E por que não tinham feito semelhante coisa em muitos e muitos casos anteriores a este? Será que eles pensam que nos enganaram com essa atitude? Para mim é exatamente o contrário, isso prova que foram omissos até esse momento, e pressionados pelas manifestações resolveram agir.

4 – O problema da saúde é interessante, pois os repasses do Ministério da Saúde não é coisa de se desprezar, e se fosse feito o constitucional e os estados e município fizessem o paorte de parte de seu orçamento somando ao repassado pelo Ministério, e todo o montante fosse usado no atendimento ao povo, com certeza a coisa estaria muitas vezes melhor do que realmente está. Não existiria essa situação calamitosa, mas o caso é que a verba oriunda do Ministério é saqueada nos estados e municípios, e grande parte do que deveria ser usado apara atendimento aos pacientes do SUS, termina transformado em carrões e mansões dos que deveriam gerir o sistema de saúde dos estados e municípios. Tudo devidamente aprovado pelos TCE’s, e carimbado pelo TCU. Esse é um sistema podre e que para funcionar teria que ser feita uma limpeza com destituição exoneração e tudo o mais que fosse necessário para que o dinheiro da saúde chegasse aos doentes e não fosse drenado para o bolso dos que administram a verba que deveria ser utilizada para tratar da saúde do povo.

5 – A educação sofre do mesmo mal da saúde, e ninguém seja no governo estadual ou municipal está preocupado no quanto os alunos aprenderam, querem apenas obter os índices de alunos matriculados e de aprovação, se os alunos aprenderam que a principio seria o fim maior do sistema de educação não importa a ninguém nos governos estaduais e municipais.

6 – Sobre os parlamentares corruptos, todos nós temos que fazer nosso “mea culpa” pois foi o nosso voto que os colocou nas câmaras municipais, assembléias legislativas e no congresso nacional. Temos errado desde sempre nas escolhas que fazemos, e por incrível que pareça acertamos tanto no Romário quanto no Tiririca, que estão sempre presentes e ambos apresentando projetos (o que é raríssimo), e a coisa é tão feia no congresso que Tiririca não pretende concorrer mais, pois segundo declaração dele não adianta querer fazer alguma coisa, pois dos 8 projetos de lei apresentados por ele, todos estão engavetados e não foram e não serão apreciados no plenário. Quem manda no congresso são os velhos caciques que desde sempre dão as cartas no congresso, e nós o povo é que os colocamos lá.

Para fechar por enquanto, acho que o Governo Federal pode tomar algumas medidas que ajudem a atender as justas pautas do povo, mas se envolver os governos estaduais na execução a coisa vai desandar como sempre e as verbas serão dilapidadas e nunca chegarão a que se destinam no atendimento ao povo.

Vamos ver onde tudo isso vai dar. Estaremos complementando cada um de nossos escritos a medida que os fatos forem acontecendo.

Saudações

Manoel Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário